Quer ficar por dentro das
novidades em sua região?
Cadastre seu e-mail e não perca as novidades e promoções
Embutidos Cirino: tradição, qualidade e sabores diferenciados
Produzir embutidos de forma artesanal, especialmente salames, é uma tradição que ainda persiste em muitas regiões do Brasil. No interior do município de Coronel Vivida, no Sudoeste do Paraná, Valdir Cirino aprendeu a arte da charcutaria com os pais e avôs. Conhecimento compartilhado geração após geração, evoca memórias afetivas e boas recordações. "O dia de carnear, desossar a carne, preparar a massa e fabricar os salames, envolvia o trabalho de toda a família. A produção era totalmente consumida em casa, por mim e meus nove irmãos", lembra.
O menino Valdir cresceu, deixou o campo e a casa paterna e seguiu em outras atividades profissionais na cidade. Em 2012, ele decidiu que era chegado o momento de empreender e montar um negócio próprio. O ramo de atuação escolhido representou um retorno às raízes familiares: a charcutaria artesanal. Ao longo dos anos, a Embutidos Cirino se consolidou no município e região, com um portfólio diversificado de produtos, aliando qualidade e sabores diferenciados.
"Produzimos de forma artesanal, com as mãos, respeitando as origens coloniais dos produtos, mas seguindo as mais rigorosas exigências e normas de boas práticas de produção agroindustrial", afirma.
Em 2021, a Embutidos Cirino conseguiu a certificação do Susaf - Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, uma chancela de qualidade que ampliou também as possibilidades de comercialização da marca. "Foram cinco anos de luta e empenho para nos adequar e obter esse importante selo, que nos abriu novas perspectivas de mercado", explica Tânia Cirino, esposa e parceira de trabalho de Valdir.
A cessão, por parte do município de Coronel Vivida, de um espaço agroindustrial maior, trouxe melhorias estruturais para o empreendimento da família Cirino. Atualmente, eles produzem salames, torresmo, pancetta, bacon, copa, cracóvia, linguiças, além de banha suína. "Somos produtores artesanais e trabalhamos com amor e dedicação, respeitando a tradição de nossos antepassados, para oferecer aos clientes produtos saborosos e de excelente qualidade", conclui Tânia.