Quer ficar por dentro das
novidades em sua região?
Cadastre seu e-mail e não perca as novidades e promoções
Produtos Scolaro: amor, trabalho e união familiar
Em 1965, o casal Henrique e Ana Scolaro se estabeleceu no interior do município de Chopinzinho, Sudoeste do Paraná. Traziam na bagagem muitos sonhos e o projeto de investir na suinocultura. Mas, naquela época, o setor de suínos oferecia baixa rentabilidade aos produtores. Os dois então direcionaram seus planos para uma atividade que já conheciam, e com a qual trabalhavam em Caçador (SC), antes de migrarem para terras paranaenses: a produção de uvas e vinhos. “Havia um parreiral pequeno na propriedade e fomos investindo e ampliando. Os filhos foram crescendo e ajudando no trabalho”, conta dona Ana, mãe de quatro filhos e avó de sete netos.
As parreiras foram se expandindo, assim como as figueiras, os pessegueiros e outras árvores frutíferas. Dona Ana prossegue: “Eu fazia geleias, mas em escala pequena. Quem vinha comprar frutas, muitas vezes também adquiria alguma geleia. Depois minhas noras começaram a ajudar e resolveram investir, fizeram uma câmara fria, mais frutas foram plantadas e a produção aumentou”.
Beloni e Dulce, as noras de dona Ana, se envolveram de corpo e alma na preparação artesanal de geleias, mexendo manualmente no tacho de doces, fabricando e embalando mais de mil potes por mês. Só recentemente um sistema elétrico foi adquirido para amenizar o trabalho de misturar as polpas de frutas. “É tudo natural, sem conservantes e sem aromas artificiais. O que conserva nossas geleias é a higiene, a esterilização dos potes e as boas práticas de produção. As frutas já são uma obra de arte da natureza, nós só as transformamos”, afirma Beloni. “O que produzimos é feito com cuidado e carinho. Vendemos potinhos de amor”, diz Dulce, sorrindo.
As geleias Scolaro, com mais de uma dezena de opções em frutas, traduzem uma tradição familiar que vem sendo repassada há gerações. Uma geleia caseira, como as nonnas faziam, com apenas fruta e açúcar. Cuidado e dedicação que se estendem aos vinhos de mesa produzidos pela família (em breve estarão disponíveis no Arte do Campo), e que utilizam as uvas Isabel, Bordô e Niágara, cultivadas na própria propriedade.
Para falar com seu Henrique, o Arte do Campo teve que encontrá-lo na lavoura, na lida no manejo dos cultivos de pêssego. Com olhos atentos e sorriso fácil, aparentando ter muito menos do que os seus 81 anos de idade, ele se diz satisfeito com os resultados do trabalho. “O importante é sempre fazer tudo em família, com honestidade, capricho e dedicação”, conclui.
As geleias produzidas pela Família Scolaro possuem a certificação Alimentos do Paraná, concedido pelo Sebrae/PR para produtores que demonstram respeito ao consumidor, por atuar com seriedade e ter qualidade e segurança em seus processos de fabricação.