Juliani Café

Café Juliani: os melhores frutos da agricultura familiar! 

Em 2018, Paulyene Elis Santos Souza formou-se em engenharia agronômica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), no campus de Curitiba. Com o diploma em mãos, ela foi à luta em busca de espaço no mercado de trabalho. Exerceu sua profissão no serviço público e mais tarde foi contratada por uma grande empresa do setor madeireiro. Tudo parecia estar se encaminhando bem, mas uma certeza florescia e ganhava força em seu coração: era preciso ter um novo desafio, algo que a motivasse e trouxesse não apenas recompensa financeira, mas também um propósito de vida. Com o tempo, ficou claro qual seria o caminho a seguir, em direção a um lugar de aconchego e afeto, repleto de memórias de infância e aromas de café flutuando agradavelmente no ar. Paulyene decidiu voltar para a casa de seus pais. 

Na propriedade da família, situada na comunidade de Lavrinhas, em Pinhalão, Norte Pioneiro do Paraná, a engenheira agrônoma estabeleceu como missão contribuir para ampliar a produtividade, introduzindo melhorias técnicas e tecnológicas nas lavouras, além de uma gestão criteriosa dos negócios. 

O principal produto cultivado é o café, cuja importância está fortemente ligada à história familiar. Os Juliani, ancestrais de Paulyene, imigraram da Itália para o Brasil em busca de trabalho nos cafezais paulistas. No decorrer do século 20, se deslocaram para Umuarama, no Noroeste do Paraná, seguindo a rota da cafeicultura. Com a geada negra, em 1975, e o nematoide (praga que afetou as raízes das plantas), na década de 1980, os cultivos na região foram dizimados. A família migrou novamente para um local em que o café resistiu, o Norte Pioneiro. Em 2001, os pais (Claudemir e Marly) e tios (Pedro e Sirlene) de Paulyene compraram a atual propriedade, que tem cerca de 13 hectares. "Há mais de 100 anos nossa família se dedica à cultura do café. É uma tradição que se mantém, mas é preciso profissionalizar cada vez mais, para que tenhamos maior valor agregado em nossa produção", explica.

Segundo Paulyene, a agricultura familiar na pequena propriedade pode ser rentável e trazer boa qualidade de vida aos agricultores. No entanto, não há espaço para uma prática agrícola de subsistência. "Temos que conduzir nossas atividades tendo por premissa a boa gestão, reduzindo custos, investindo em tecnologia, ampliando a produtividade e gerando mais renda por meio da industrialização", ressalta. 

O foco da família tem sido os cafés especiais e gourmets, que representam atualmente cerca de 20% do total produzido na propriedade, situada a uma altitude de 800 metros, dentro da área de abrangência da Indicação Geográfica (IG) do Café do Norte Pioneiro. 

Um passo marcante para a agregação de valor foi o início da comercialização com marca própria. A tradição familiar foi a inspiração para o lançamento do Café Juliani, uma marca que disponibiliza ao varejo produtos especiais e gourmets. "O cuidado no processo de industrialização tem que ser redobrado e desenvolvemos novas técnicas de secagem, para extrair os melhores sabores da fruta, mantendo um elevado padrão de qualidade até chegar à xícara dos consumidores", explica. 

O objetivo, de acordo com Paulyene, é ampliar a produção de cafés especiais e gourmets, que geram margem até 30% superior ao valor obtido com o café convencional. "Os cafés especiais Juliani são resultado de uma produção acurada e uma intensa dedicação aos cafezais, com as melhores técnicas produtivas e práticas de processamento. São produzidos pela nossa família para serem consumidos pelas famílias de nossos clientes", conclui a produtora, que também faz parte da Amucafé (Associação das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná), que congrega e apoia o trabalho das cafeiculturas da região. 

Na loja da família no Arte do Campo, você pode encontrar os produtos especialíssimos do Café Juliani, nas variedades Especial, em embalagem de 250g, e Gourmet, em embalagem de 500g. Adquira produtos de alta qualidade com Indicação Geográfica, aroma e sabor deliciosos, e contribua para o desenvolvimento da agricultura familiar brasileira.