Quer ficar por dentro das
novidades em sua região?
Cadastre seu e-mail e não perca as novidades e promoções
Café Ouro do Norte - Tradição centenária e conquista da IG!
Há quase 100 anos a família de Jonas Aparecido da Silva se dedica à cultura do café. Ele representa a quarta geração nesta atividade, iniciada por seus antepassados espanhóis, que imigraram ao Brasil para trabalhar nos cafezais no interior de São Paulo. Seguindo a rota da cafeicultura, mais tarde se deslocaram para o Norte Pioneiro do Paraná. É nessa região, mais precisamente na localidade de Terra Roxa, no município de Pinhalão, que Jonas encontrou ouro! O Ouro do Norte não deriva de um metal, mas de uma fruta universalmente consumida e apreciada.
No Sítio Nossa Senhora Aparecida, de 16 hectares e cerca de 50 mil pés de café, Jonas e a esposa Rafaela Mazzotini Silva, se dividem entre os trabalhos de cultivo, secagem, torra, análise e comercialização. O objetivo é ampliar a produção e venda de cafés especiais, que geram ganhos que podem superar em até 60% o valor obtido com os cafés tipo commodity.
Como dirigente de cooperativa e membro da Associação dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP), Jonas contribuiu para a conquista da Indicação Geográfica (IG) para o café produzido na região, que abrange 45 municípios e foi concedida em 2012 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). "A IG mudou a lógica da produção, pois a qualidade passou a ser mais importante que a quantidade. Exige muito trabalho e dedicação, mas gera uma valorização financeira que premia o empenho e o esforço dos produtores", explica.
A Ouro do Norte produz quatro tipos de cafés: o Premium, Especial IG, Branca Flor e Orgânico. O Especial IG, produzido com as cerejas descascadas da fruta, já chegou a obter 87 pontos na avaliação baseada em critérios da Associação de Cafés Especiais (Specialty Coffee Association - SCA), que analisa atributos como sabor, aroma, acidez, corpo, doçura e equilíbrio. Para ser Especial, o café precisa ter mais de 80 pontos na classificação da SCA.
Já o Café Especial Branca Flor é produzido pelas Mulheres do Café, importante projeto de reconhecimento ao trabalho feminino na cafeicultura. O mais recente lançamento da Ouro do Norte é o Café Orgânico, cuja certificação abrange tanto a propriedade rural quanto a estrutura agroindustrial de torrefação. Trata-se de um café de excelência, livre de agrotóxicos, fertilizantes e aditivos sintéticos e químicos em seu processo produtivo.
"Avançamos em busca de mais qualidade, mas sempre seguindo a tradição e mantendo-nos unidos nos alicerces da família. Cresci brincando debaixo dos cafezais e no terreiro de secagem dos frutos. É uma grande alegria ver minha filha, com 7 anos, ter uma infância com as mesmas experiências: próxima aos avós, compreendendo assim a importância familiar e o amor à produção de cafés", conclui Jonas.