Quer ficar por dentro das
novidades em sua região?
Cadastre seu e-mail e não perca as novidades e promoções
Queijos Eliane: um legado de família
Quando criança, Eliane Mergener gostava de observar sua avó, a nonna Odília, com a mão na massa preparando queijos. A menina logo aprendeu as manhas e a receita para fazer o queijo colonial que a família consumia, mantendo um legado de várias gerações. Em 2012, o ofício se transformou numa atividade econômica. Junto com o marido Gilberto, ela começou a fazer queijos para comercializar em mercados e feiras locais. O negócio prosperou.
A Queijos Eliane, localizada na comunidade de São Francisco da Bandeira, em Dois Vizinhos, Sudoeste do Paraná, se tornou um empreendimento agroindustrial artesanal. Os filhos maiores, Gabriel e Guilherme, também auxiliam nas atividades na propriedade. “Trabalhamos seguindo todas as exigências de qualidade, higiene e boas práticas de manipulação dos alimentos. O aprendizado é constante e procuramos trabalhar com dedicação, foco e disciplina”, explica a queijeira, que faz parte da Aprosud - Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste do Paraná.
A qualidade dos produtos da Queijos Eliane foi reconhecida em concursos nacionais. Em 2019, o queijo colonial conquistou a medalha de prata no Prêmio Queijo Brasil, realizado em Florianópolis (SC). A queijaria está certificada pelo Susaf (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná) e faz parte da Rota do Queijo Paranaense. A família se preocupa em reduzir impactos ao meio ambiente. Placas fotovoltaicas (energia solar) geram toda a eletricidade utilizada na propriedade.