Quer ficar por dentro das
novidades em sua região?
Cadastre seu e-mail e não perca as novidades e promoções
Queijaria Vidalat: qualidade reconhecida
Qualidade e boas práticas produtivas são princípios essenciais da Queijaria Vidalat. O casal Marildo e Roseli Capra comanda a propriedade familiar, localizada na comunidade de Água Vermelha, no munícipio de Francisco Beltrão, Sudoeste do Paraná. Em 2019, o queijo colonial Vidalat foi o vencedor da medalha de bronze no Prêmio Queijo Brasil. No ano seguinte, a queijaria foi a primeira do Estado a receber a certificação do Susaf (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte).
Na Vidalat, os cuidados começam na alimentação e manejo das vacas que produzem o leite utilizado para o preparo dos queijos, e se estendem para o processo agroindustrial. A propriedade dos Capra é também certificada como livre de brucelose e tuberculose.
Fundada na década de 1990, a Vidalat foi uma das primeiras agroindústrias artesanais de Beltrão a receber o SIM (Sistema de Inspeção Municipal). “Acabei herdando o conhecimento de minha sogra, Lucila Capra, que foi uma das pioneiras na produção de queijos no município”, conta Roseli. Com a responsabilidade de levar adiante a tradição familiar, ela decidiu se aperfeiçoar. “Em 2008, tive a oportunidade de fazer um curso sobre queijos na Itália, onde fiquei por 20 dias aprendendo novas técnicas. Depois, o mestre queijeiro italiano esteve na Vidalat e nos repassou ensinamentos importantes para a melhoria de nosso trabalho.”
Com disciplina, estudo e dedicação, Roseli passou a desenvolver também receitas autorais, entre elas o queijo colonial com fermento à base de iogurte, além do queijo colonial temperado ao vinho, ambos produtos disponíveis no Arte do Campo. A Queijaria Vidalat é uma das propriedades na Rota do Queijo Paranaense. Roseli Capra é vice-presidente da Aprosud (Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste do Paraná).