Vivenda do Mate: onde a tradição encontra a inovação!

Localizada no interior do município de São Mateus do Sul, região Sudeste do Paraná, a Vivenda do Mate é resultado do trabalho e dedicação da família Blaszczyk, com tradição centenária no cultivo da erva-mate. "Nossos ervais são nativos e cultivados sob a sombra das araucárias. A colheita é feita no inverno, com um processo de secagem lenta e repouso de 6 meses. Cada uma dessas etapas contribui para a criação de sabores e aromas distintos, que proporcionam uma experiência verdadeiramente especial", afirma a produtora Eva Blaszczyk Gavleta.

A jornada da família na atividade ervateira teve início em 1890, quando os trisavós de Eva imigraram da Polônia e se instalaram em São Mateus do Sul. "Represento a quinta geração na produção de erva-mate. É um orgulho manter a tradição e o legado familiar", enfatiza.

Os produtos da Vivenda do Mate têm o selo de Indicação Geográfica (IG) da Erva-Mate de São Mateus do Sul, com garantia de procedência das plantas nativas, atestando genética, cor e sabor só encontrados nos ervais da região. O Paraná é o principal produtor de erva-mate do Brasil e São Mateus do Sul é o município com a maior produção do país.

Com doutorado em gestão ambiental, Eva mergulhou na tradição ervateira da região e no legado de sua família. Unindo conhecimento científico e pesquisa histórica e social, resgatou a maneira artesanal como seus antepassados cuidavam de seus ervais.

Com a ajuda do marido, Leandro, Eva recebe grupos de turistas e clientes na sede da Vivenda, na comunidade de Faxinal dos Ilhéus, em São Mateus do Sul, e demonstra o processo tradicional do sapeco das folhas, que consiste em expô-las rapidamente ao calor de uma fogueira. O fogo interrompe a oxidação e mantém as propriedades nutricionais da planta, reduzindo o teor de umidade das folhas. O casal tem como propósito compartilhar conhecimentos sobre o processo produtivo da erva-mate. "Esse respeito ao passado, aliado a práticas modernas de produção, faz com que tenhamos um produto diferenciado e de qualidade muito elevada", ressalta Eva.

Segundo a produtora, o cultivo da erva-mate à sombra dos pinheirais, que une dois símbolos do Paraná, é um fator decisivo para a Indicação Geográfica de São Mateus do Sul. "Os sabores não ficam tão acentuados, resultando em uma erva mais suave, diferente do que ocorre com a produção em áreas a pleno sol." O beneficiamento e secagem da produção da Vivenda do Mate é realizada em uma unidade industrial com certificação e boas práticas, garantindo um produto final de elevada qualidade.

O resgate do legado familiar, de acordo com Eva, além do aspecto emocional e afetivo, é uma maneira de oferecer um produto mais exclusivo aos consumidores. "Somos pequenos produtores e precisamos ter atributos que fortaleçam nosso posicionamento num mercado competitivo frente a grandes empresas", explica. "São mais de 120 anos de história, potencializados por técnicas modernas, com muito estudo e trabalho junto a empresas parceiras para desenvolver uma erva-mate versátil, com alta qualidade e que proporcione uma experiência incrível e saborosa tanto no chimarrão, tereré, em drinks e cervejas, na gastronomia, em chocolates e confeitaria. É uma erva-mate obtida por meio de uma produção que preserva o meio ambiente e promove a sustentabilidade", conclui.